O Cousin Biotech é uma prótese IntraSpine, um dispositivo de suporte elástico com efeito amortecedor. A sua implantação em localização interlaminar permite ficar próximo ao centro de rotação, criando assim, o efeito amortecedor e repondo sob tensão as estruturas disco ligamentares graças a flexibilidade do supra-espinal.
Cousin IntraSPINE, um dispositivo de preservação interlaminar, não interpino, de movimento posterior em indicações de DDD lombar e resultados clínicos (seguimento de mais de 2 anos)
Diminui a instabilidade inicial usando o ligamento.
O dispositivo posterior interspinoso (IPD) é um termo usado para identificar um grupo relativamente recente de implantes utilizados para tratar a doença degenerativa da coluna vertebral lombar.
Este tipo de dispositivo é classificado como parte do grupo dos sistemas dinâmicos de estabilização da coluna vertebral. O conceito de estabilização dinâmica foi substituído pelo de neutralização dinâmica da hipermobilidade, com a intenção de esclarecer que o objetivo principal desse sistema não é a preservação do movimento, mas a neutralização dinâmica da hipermobilidade segmentar que está na Raiz da condição patológica.
As indicações para a implantação de um IPD são estenose espinhal e claudicação neurogênica, assumindo que sua função é a ampliação do forame neural e a descompressão das raízes formando a cauda equina na parte central do canal vertebral.
Os IPDs evoluíram, sendo classificados como não restritos e restritos, com base na presença ou na ausência de controle dinâmico de movimentos apenas em extensão ou flexão e extensão, respectivamente
Uma nova evolução trouxe o desenvolvimento do dispositivo de fusão inter-espinhoso (IFD), outro grupo de implantes, cujo objetivo é a fusão óssea interspinosa. O objetivo desses dispositivos não é a neutralização dinâmica do hipermovimento, mas a fusão óssea com um bloqueio completo do movimento metamerico. À luz disso, na minha opinião, os IFDs não podem ser classificados como sistemas de controle dinâmico de movimento porque seu objetivo é a fusão óssea do segmento, por isso são completamente diferentes do IPD.
A alta taxa de recuperação, recorrência de sintomas e progressão de alterações degenerativas é evidente na literatura.