Sacos para ossos humanos (restos mortais) com placa ou cartão de identificação Sacos Para Exumação - Trammit Medical
Sacos Para Exumação
O que muitas pessoas não sabem é que o enterro de um ente querido é apenas uma das etapas. Futuramente será necessário requerer o processo de exumação e, para isso, é preciso saber o que são os sacos de exumação.
Infelizmente é um momento delicado. A exumação traz à tona todos os sentimentos que provavelmente estarão mais tranquilos e amenizados após tanto tempo da perda.
Por isso, é sempre importante tratar a ossada do ente querido com muito respeito e cuidado. Sendo assim, todo o processo deve ser bem pensado, principalmente o local de armazenamento dos ossos.
Os sacos para exumação servem, como o próprio nome já diz, quando há a necessidade de fazer a exumação de um corpo. Mas, afinal, o que é a exumação?
O ato de exumar um corpo é retirar os restos mortais (ou seja, os ossos) da cova para realocá-los em outro lugar. Os ossos podem ser levados para um lugar menor (como as gavetas, que são muito comuns em cemitérios) ou cremados.
O porquê isso acontece? Os cemitérios estipulam determinado tempo para que o corpo fique efetivamente no caixão e, depois, é preciso tirá-lo dali. O porquê é simples: é necessário liberar espaço para os outros corpos.
A exumação pode ser pedida pela própria família antes do tempo caso deseje mudar a ossada do ente falecido para outro cemitério. Normalmente isso ocorre para que corpos de familiares fiquem juntos no mesmo local.
A justiça também pode fazer esse pedido caso o falecido tenha envolvimento direto ou indireto em algum caso que esteja sendo investigado.
Também a pedido da justiça, o corpo pode sofrer exumação quando há a necessidade de fazer teste de DNA no falecido.
Independente do motivo, para todo o processo de retirar e alocar a ossada em outro local serão usados os sacos para exumação.
Cada município e cemitério possuem os seus próprios processos burocráticos para fazer o processo de exumação, entretanto, todos eles costumam seguir uma linha.
Primeiramente será necessário que a família preencha o requerimento para realizar a exumação. Normalmente é possível encontrar a ficha na seção administrativa do cemitério. Lá, inclusive, será possível ter todas as informações.
É preciso chegar quais são os valores, pois é um serviço cobrado pelo cemitério e os familiares devem arcar com essas despesas.
Estando a ficha preenchida, o cemitério costuma entrar em contato informando a data, horário e outros detalhes da exumação (caso isso já não seja informado na hora).
A liberação deve ser publicada no Diário Oficial da Cidade do respectivo município e, depois, há um prazo para que o procedimento seja realizado. Estando tudo dentro da lei e liberado, a ossada será movimentada e transferida para os sacos para exumação.
Mas, afinal, o que seriam efetivamente esses sacos para exumação? Nada mais são do que sacos feitos de plásticos resistentes. O material deve ser firme, resistente e de alta durabilidade.
Um ponto muito importante é que deve haver um espaço para a identificação e, também, o saco deve ser inviolável. Sacos invioláveis são modelos onde para abri-los é preciso rasgá-los.
Ou seja, se alguém tentar violar o pacote não terá como fazer isso sem que o ato seja descoberto. No caso de ossadas, isso é imprescindível.
Sendo assim, é fundamental apostar em sacos para exumação de qualidade. Apesar de tudo, ainda é um momento solene e o pacote não pode ser violado de forma alguma.