Equipamento de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO)
ECMO, aparelho que funciona como coração e pulmão artificial
Visão geral
Na oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), o sangue é bombeado para fora do corpo para uma máquina coração-pulmão que remove dióxido de carbono e envia sangue cheio de oxigênio de volta aos tecidos do corpo. O sangue flui do lado direito do coração para o oxigenador de membrana na máquina coração-pulmão e, em seguida, é reaquecido e enviado de volta ao corpo.
Esse método permite que o sangue "desvie" do coração e dos pulmões, permitindo que esses órgãos descansem e se curem.
A ECMO é usada em situações de cuidados críticos, quando seu coração e pulmões precisam de ajuda para que você possa se curar. Pode ser usado no tratamento de COVID-19, ARDS e outras infecções. Produtos e Serviços
Mapa do Coronavirus: Rastreando as tendências
Porque está feito
A ECMO pode ser usada para ajudar pessoas muito doentes, com problemas cardíacos e pulmonares, ou que estejam esperando ou se recuperando de um transplante de coração. Pode ser uma opção quando outras medidas de suporte de vida não funcionaram. A ECMO não trata ou cura uma doença, mas pode ajudá-lo quando seu corpo temporariamente não consegue fornecer oxigênio suficiente aos tecidos.
Algumas doenças cardíacas em que a ECMO pode ser usada incluem:
Ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio) Doença do músculo cardíaco (cardiomiopatia descompensada) Inflamação do músculo cardíaco (miocardite) Resposta com risco de vida à infecção (sepse) Temperatura corporal baixa (hipotermia grave) Complicações pós-transplante Choque causado pelo coração não bombear sangue suficiente (choque cardiogênico)
Algumas condições pulmonares (pulmonares) em que a ECMO pode ser usada incluem:
Síndrome da dificuldade respiratória aguda (ARDS) Bloqueio em uma artéria pulmonar nos pulmões (embolia pulmonar) Doença por coronavírus 2019 (COVID-19) Defeito no diafragma (hérnia diafragmática congênita) O feto inala resíduos no útero (aspiração de mecônio) Gripe (influenza) Síndrome pulmonar de hantavírus Pressão alta nos pulmões (hipertensão pulmonar) Pneumonia Parada respiratória Trauma
Riscos
Os riscos mais comuns que podem ocorrer com ECMO incluem:
Sangrando Coágulo de sangue (tromboembolismo) Distúrbio de coagulação do sangue (coagulopatia) Infecção Perda de sangue nas mãos, pés ou pernas (isquemia de membro) Convulsões AVC (parte do cérebro é danificada pela perda de sangue ou por um vaso sanguíneo que estoura)
Como você se prepara
A ECMO é usada quando o suporte à vida é necessário após a cirurgia ou quando você está muito doente e seu coração ou pulmões precisam de ajuda para que você possa se curar. O seu médico decidirá quando pode ser útil. Se você precisar de ECMO, seu médico e terapeutas respiratórios treinados irão prepará-lo. O que você pode esperar
O seu médico inserirá um tubo fino e flexível (cânula) em uma veia para extrair o sangue e um segundo tubo em uma veia ou artéria para retornar o sangue aquecido com oxigênio ao seu corpo. Você receberá outros medicamentos, incluindo sedação, para ficar confortável durante o uso de ECMO e pode não ser capaz de falar durante esse período.
Dependendo da sua condição, a ECMO pode ser usada por alguns dias a algumas semanas. A quantidade de tempo que você recebe ECMO depende de sua condição. Seu médico conversará com você ou sua família sobre o que esperar. Resultados
Os resultados associados à ECMO dependem da gravidade da condição de saúde que levou ao uso da ECMO. Seu médico pode explicar como a ECMO pode ser útil em sua situação.